LIONS CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Mater Clube do Brasil
Fundação : 16 / 04 / 1952 - A.I.L.C. 3140-016542 – Distrito LC-1
Sede Própria : Rua Alcindo Guanabara 24 / 1113 - Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - Brasil – CEP 20038-900
Utilidade Pública Municipal  – Lei 892 de 12/08/1957
Utilidade Pública Federal – Lei 5.575 de 17/12/1969

www.materclube.org

 
ARMANDO  FAJARDO
O Leão número 1 do Brasil
Fundador do Lions Clube do Rio de Janeiro - O primeiro Lions Clube do Brasil

    Nasceu em 13/10/1893, em Madalena no Estado do Rio de Janeiro, filho de tabelião e neto de fazendeiro, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 13 anos para continuar nos estudos. Concluiu o nível secundário no internato do Colégio Pedro II, bacharelou-se em Direito e aficcionou-se pelo esporte, principalmente pelo turfe.

    Casou-se em 1924, com a Sra. BRANCA TAVARES FAJARDO e não tiveram filhos. No currículo profissional ocupou vários importantes cargos na vida pública e foi agraciado por muitos títulos honoríficos nacionais e internacionais.

    Exerceu a função de Secretário-Geral da Universidade do Brasil; Secretário do Conselho Universitário; Oficial de Gabinete de três Ministros de Educação; Secretário dos Institutos de Alta Cultura Luso-Brasileiro, Franco-Brasileiro e Teuto-Brasileiro; foi um dos fundadores do primeiro Reitorado do Brasil e exerceu funções destacadas na diretoria do Jockey Clube Brasileiro.

    Conheceu o leonismo em 1951 através de PEDRO BERRO, que era o presidente do Lions Clube de Montevidéo e do cubano SANTIAGO NIVALDO NAVARRO JORGE, nomeado pessoalmente por MELVIN JONES com a função de Delegado de Lions Clube Internacional para expandir o leonismo na América Central e do Sul.

    O encontro entre PEDRO BERRO e ARMANDO FAJARDO ocorreu no "Prêmio Armando Fajardo de Turfe de Montevidéo" em homenagem a ele conferida por ter pacificado um conflito entre os turfistas do Uruguai.

    Deste encontro ARMANDO FAJARDO aceitou a incubência de trazer o leonismo ao Brasil sendo que no ano seguinte, em 16 de abril de 1952, com presença de NAVARRO e mais 40 amigos de ARMANDO FAJARDO foi fundado o Lions Clube do Rio de Janeiro, posteriormente agraciado, em Convenção Nacional, com o Título de Mater Clube do Brasil.
    
        Entre os 40 amigos de ARMANDO FAJARDO constavam importantes personalidades, incluindo médicos de renome, engenheiros de alta qualificação, empresários, economistas, filantropos, funcionários públicos de altas patentes inclusive de empresas estatais, políticos do governo federal, militares,  desportistas, cartolas e repórteres dos principais clubes do Rio de Janeiro, principalmente turfistas e equinocultores do Joquey Clube.

    "ARMANDO FAJARDO conseguiu unir, graças ao seu talento pacificador, resolver muitas divergências políticas da época através do seu altruísmo e filosofia de vida humanitária", para saber mais assista a palestra do CL Izidoro Flumignan, o 66º presidente do Lions Clube do Rio de Janeiro, ocorrida da FAF-Fundação Armando Fajardo, em 29/06/18, filmada pelo Instituto de Liderança Melvin Jones.

    ARMANDO FAJARDO tinha 59 anos quando liderou a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro, exercendo a função de secretário tendo o médico ARNALDO DE MORAES na função de presidente.

     Com dinamismo e fala cativante, ARMANDO FAJARDO empenhou-se até o fim de sua vida para difundir os ideais leonísticos e apadrinhou a fundação de muitos outros Clubes de Lions pelo Brasil.

     Foi o primeiro governador do Distrito Leonístico do Brasil em 1953 e posteriormente foi nomeado Conselheiro de Lions Internacional.

     Seu nome é conhecido mundo afora e em homenagem póstuma foi aprovada em Convenção Leonística Nacional o Título de Leão nº 1 do Brasil.

    A FAF - Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes prestigia os doadores de recursos financeiros mais relavantes com o Título AMIGO DE ARMANDO FAJARDO.

     Faleceu aos 76 anos, no Rio de Janeiro, em julho de 1969.










  - Palestra do CL Izidoro Flumignan sobre Armando Fajardo -






   MENU PRINCIPAL