Logo do Lions Clube Internacional

PROGRAMA DE
CONSCIENTIZAÇÃO
 DO DIABETES

- Rio de Janeiro - Brasil -


Missão do Lions Internacional -“Criar e fomentar um espírito  entre os povos  para atender  às necessidades humanitárias  oferecendo serviço voluntário através do envolvimento na comunidade e da cooperação internacional”.
Missão do Programa Internacional de Diabetes -  "Organizar e apoiar esforços locais e abrangentes de controle e tratamento do diabetes e suas complicações através de atividades aducacionais, preventivas e de pesquisas".
Missão da Assessoria de Diabetes do Distrito LC-1 - " Motivar, apoiar e instruir os associados dos Lions Clubes para promoverem ações preventivas do diabetes mellitus nas comunidades em que atuam " .

NOSSA ÉTICA E TRABALHO VOLUNTÁRIO
O QUE FAZEMOS  PELAS PESSOAS COM DIABETES

As atividades promovidas pelo Programa de Conscientização Acerca do Diabetes dos Lions Clubes tem como objetivo colaborar com os esforços da saúde pública para atender as necessidades das comunidades para esta doença.

 Os líderes, patrocionadores, apoiadores e demais participantes deste Programa também atendem o código e ética, a missão  e os objetivos do Lions Clubes Internacional.

O Lions Clubes Internacional está presente em mais de 200 países e possui mais de 1,3 milhões de associados. 

No Brasil há aproximadamente 42 mil associados divididos em 5 distritos. O distrito LC-1, que corresponde ao Rio de Janeiro e Sul Fluminense tem aproximadamente 1300 associados distribuídos em cerca de 50 Clubes de Lions. 

Os associados dos Lions Clubes tem altruísmo e motivação para colaborar com a sociedade sem qualquer lucro financeiro pessoal com os projetos que desenvolve. 

Desta maneira consegue reunir mais e mais colaboradores coluntários exercendo uma liderança cooperativa nas atividades que desenvolve.

O Lions Clube foi fundado em 1917  nos Estados Unidos e chegou no Brasil em 1958 com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro. Desde então vem realizando ininterruptamente ações sociais em múltiplas direções, de acordo com as decisões de suas lideranças locais.

 O Programa de Conscientização Acerca do Diabetes foi iniciado em 1984 e deste então  concentra esforços globais na prevenção e na conscientização desta doença através de campanhas públicas com equipes treinadas e gratuítas, publicação de folders, banners e palestras diversificadas.

As ações dos Lions Clubes são autofinanciadas pela mobilização da comunidade local. Os projetos mais complexos podem ser subsidiados pela sede do Lions Internacional e ações interclubes.

Os governos ajudam as ações dos Lions Clubes através dos apoios institucionais, autorizações para uso de logradouros, instalações e serviços públicos para as ações sociais.

O mais relevante é a vontade de ajudar o próximo através do trabalho voluntário com empatia a vida em defesa da saúde. 




- Apoio aos Clubes e as Associações de Pessoas com Diabetes -
- PALESTRANTES VOLUNTÁRIOS



- Leões pela Conscientização Acerca do Diabetes -

Um evento Strides (tradução: Avante) é uma atividade leonística para a comunidade que possui elevada visibilidade pois combina diversão e serviço. É uma maneira eficiente para engajar e fortalecer sua comunidade pela saúde de todos, com ênfase para a prevenção do diabetes, através da promoção da vida saudável.  O objetivo principal é informar para os diabéticos e suas famílias que os exercícios físicos são relevantes para o tratamento e a prevenção desta doença. Este momento também pode ser oportuno para levantar fundos para os projetos de diabetes do seu Lions Clube ou para ajudar a Associação de Diabéticos Local que também apoie estas inicicativas. Os eventos que contemplam o projeto Strides são: caminhar, dançar, andar de bicicleta, correr e outras atividades que promovam o exercício saudável.  Há diversas publicações e distintivos no site de Lions Internacional disponíveis para este evento pois é relevante a distribuição de material educativo sobre diabetes incluindo banners, folders e flayers. Um momento especial deve ser reservado para homenagens com aplicação dos distintivos Strides para o reconhecimento das lideranças que mais se engajarem no evento e Certificados de participação podem ser emitidos para registrar as presenças das pessoas nestes eventos. É adequado apresentar um cronograma público para os eventos relacionados com o Strides como palestras, testes glicêmicos, exames dos pés, aconselhamento profissionais e entrevistas no rádio e televisão para aumentar a abrangência das ações preventivas para os diabéticos.   Veja mais sobre o Programa Strides de Lions Internacional para o diabetes.

Logo Dia Mundial do Diabetes

O diabetes afeta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que a cada 7 segundos morre no mundo uma pessoa devido à diabetes que poderia ser postergada. Há uma previsão que em 2030 o número de diabéticos poderá chegar a 552 milhões. A diabetes tipo 2, que constitui 95% dos casos de diabetes, é um problema de saúde publica mundial em crescimento constante, no qual a obesidade é um dos fatores de risco mais importante. No Brasil estima-se que 9,7% da população seja acometida pelo diabetes o que corresponde a aproximadamente 12,4 milhões de pessoas.  Desde 1991 o dia 14 de Novembro foi destinado pela IDF - International Diabetes Federation como Dia Mundial de Diabetes. Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921. Em 2007 as Nações Unidas reconheceram através da resolução 61/225 que a prevalência galopante de diabetes em todo o mundo constituía uma ameaça para a huminadade e o dia 14 de Novembro também passou a ser considerado um dia oficial das Nações Unidas a ser observado para o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes. O símbolo um círculo azul que representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes. A campanha do Dia Mundial da Diabetes é liderada pela IDF que edita anualmente um "tema mundial" que orienta todas as demais instituições a seguirem o mesmo.  Leia aqui a resolução 61/225 das Nações Unidas referente a oficialização do Dia Mundial do Diabetes.  

 Logo da ACD            Logo Aliança Diabetes

ASSOCIAÇÃO CARIOCA DOS DIABÉTICOS

A ACD - Associação Carioca de Diabéticos é mais antiga Associação de Diabéticos do Brasil, fundada em março de 1957 pelo Professor Dr. Procópio do Vale, também membro fundador da SBD - Sociedade Brasileira do Diabetes e da SBEM - Sociedade Brasileira de Endocrionologia e Metabologia. A ACD atualmente tem direcionado suas atividades para o desenvolvimento de oficinas para diabéticos e profissionais de saúde, campanhas em logradouros públicos e as atividades para o Dia Mundial do Diabetes através da "Semana de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro – SAD-RJ", quando se unem os esforços dos Lions ClubesRotary ClubeCruz Vermelha, SESI, Arquidiocese do Rio de Janeiro e Universidades, como a Estácio de Sá - todos articulados com as instituições de Sáude Pública Estaduais e Municipais do Rio de Janeiro, conforme autoriza a lei. Destas união nasceu a "Aliança de Atenção ao Diabetes do Rio de Janeiro". Conheça mais a ACD - www.diabetes-rio.org .

- Mais de 1 milhão de folders distribuídos gratuitamente a população explicando o que é o diabetes - Banner_animado_folders_DM

- Centenas de Feiras de Saúde em logradouros públicos para realização dos testes glicêmicos e triagem para o tratamento do diabetes - 
Fotos de campanhas publicas
- Incontáveis palestras sobre diabetes -
Fotos palestras diabetes
- Banner para conscientização popular sobre os problemas do diabetes -
Banner diabetes 2012











FALE CONOSCO : diabetes@materclube.org 
Assessoria de Conscientização Acerca do Diabetes do DLC1


Endereço da Governadoria do DLC1 - Rua Mexico 11 / 1802, CEP 20031-144 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Endereço do Lions Clube do Rio de Janeiro - Rua Alcindo Guanabara 24 / 1113, CEP 20038-900, Rio de Janeiro – RJ - Brasil .



DIABETES NO LCI

DISTRITO LC-1 

 FUNDAÇÃO ARMANDO FAJARDO 

 DISTRITO DMLC 

 LIONS - BRASIL 

  LIONS INTERNACIONAL  

 FACEBOOK DO DIABETES DLC-1

LIONS CLUBE DO RIO DE JANEIRO