LIONS CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Mater Clube do Brasil
Fundação : 16 / 04 / 1952 - A.I.L.C. 3140-016542 – Distrito LC-1
Sede Própria : Rua Alcindo Guanabara 24 / 1113
Rio de Janeiro – RJ - Brasil – cep 20038-900 - Telefax (21) 2240–3286
Utilidade Pública Municipal  – Lei 892 de 12/08/1957
Utilidade Pública Federal – Lei 5.575 de 17/12/1969

 
DR. ARNALDO DE MORAES
- PRIMEIRO PRESIDENTE DO LIONS CLUBE DO RIO DE JANEIRO "MATER CLUBE DO BRASIL" -

 
    Médico e professor de reconhecida liderança, o Dr. ARNALDO DE MORAES foi o primeiro Presidente do Lions Clube do Rio de Janeiro em 1952 e repetiu a Presidência no ano seguinte. Foi um dos quarenta membros da sociedade carioca escolhido por ARMANDO FAJARDO, o Leão número 1 do Brasil, para fundar o Leonismo no Brasil. ARNALDO DE MORAES nasceu em 28 de agosto de 1893, no Rio de Janeiro, filho do farmacêutico Arnaldo Augusto de Moraes e da professora D. Adelaide Cruz de Moraes. Bacharelou-se em 1910 em Ciências e Letras no Colégio Pedro II, formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1916 e defendeu tese em obstetrícia sobre "Apresentações Transversas". 

    Em 1916 foi médico adjunto do Hospital da Santa Casa de Misericórdia na 23°,24° e 27° enfermarias sendo que em 1924 conquistou por concurso o Título de Livre-docência em Clínica Obstétrica. Em 1926 foi nomeado Inspetor Sanitário do Departamento Nacional de Saúde Pública e em 1927 obteve uma bolsa de estudos pela Fundação Rockfeller para estudar a Organização da Higiene Pré-Natal e Assistência Maternal dos Estados Unidos, da França, da Áustria e da Alemanha e tomou-se membro da American Public Health Association. Ocupou a cátedra de Obstetrícia da Faculdade Fluminense de Medicina e em 1935 e conquistou, em memoriável concurso a cadeira de Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil. Em 1936 foi fundador e Diretor revista "Anais Brasileiros de Ginecologia" e da revista "Arquivos de Clínica Ginecológica". 

    Em 1938 fundou a Casa de Saúde Arnaldo de Moraes, em Copacabana, atualmente Hospital São Lucas e neste mesmo ano tomou posse como Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina. Foi o presidente do I Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia em 1940. Também foi membro fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Ginecologia; sócio Benemérito da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, membro do American College of Surgeons, da Deutsche Gesellschaft jilr Gynakologie, da Societe Française de Gynecologie, da Societe de Gynecologie de Bucarest, da Asociacion Medica Argentina, da Sociedad Argentina de Obstetricia y Cinecogia e da Sociedad Ginecotocologica de Montevideu. Em 1957 foi indicado para Diretor da Faculdade Nacional de Medicina. 

    Destacam-se na sua imensa obra cientifica, os seguintes livros: "Propedêutica Obstétrica", cuja sexta edição fora publicada em 1937, a "Sua Maternidade-Conselhos e Sugestões para futuras mães"; "Aspectos atuais da Patologia do Recém-Nascido" (1933) e "Orientação Moderna em Ginecologia" (1934). Publicou mais de 120 artigos científicos, realizou numerosos cursos de aperfeiçoamento e de extensão universitária sobre Propedêutica Ginecológica e Câncer Ginecológico. Foi fundador e primeiro Diretor do Instituto de Ginecologia da Universidade do Brasil. 

    O nome de ARNALDO DE MORAES está ligado de maneira indelével a própria história de Ginecologia em nosso país. Analisando sua vida e obra disse o Dr. Clovis Salgado; "com a sua morte perde a Ginecologia brasileira o seu grande líder e perdemos um dos colegas mais ilustres e dos mais combativos em prol da dignidade da profissão e do avanço da ciência médica". Outro seu colega, Dr. Edgard Braga assim o descreveu: "sua cátedra era um sacramento e sua assiduidade as aulas um dever tão essencial como o de alimentar-se e se locomover”. A eloquência feita de lógica, de expressão verbal precisa, fruto do estudo, da meditação e da vivência dos temas versados era traço marcante de sua personalidade, dotada de um dinamismo incoercível que jamais conheceu o desânimo. 

    Além de seu glorioso currículo médico, ARNALDO DE MORAES na condição de Primeiro Presidente do Primeiro Lions Clube do Brasil também entrou para a história como o líder da Primeira Campanha de Serviço Voluntário do Leonismo no Brasil, quando arrecadou dinheiro para as vítimas da seca do nordeste brasileiro. Faleceu em 6 de abril de 1961 e por tudo isto usufruiu de fama inconteste e de glória, deixando para os pósteros um grande exemplo de vida.

   MENU PRINCIPAL